AedesZero

De Loop-Ufes
Ir para: navegação, pesquisa

O Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2015, consiste na mobilização conjunta de diversos atores e entidades federais, estaduais e municipais no combate ao mosquito Aedes aegypti, principal vetor da dengue, do Zyka vírus e Chikungunya. Dentre as ações do Plano Nacional, o Programa Saúde na Escola incentiva a participação de professores e alunos das universidades e institutos federais em ações de prevenção e eliminação do vetor.

Visando envolver estudantes do Curso de Design da Ufes nas ações de combate ao mosquito, o Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais (Loop), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), propôs o projeto de um aplicativo de caráter educativo sobre o Aedes aegypti denominado #AedesZero. Este aplicativo será gratuito e estará disponível nas principais plataformas de celulares e tablets (Android, iOS e Windows), oferecendo conteúdos baseados nas estratégias de comunicação com a população já adotadas pelo Plano Nacional e tirará proveito dos recursos dos dispositivos móveis (notificações, câmera, geolocalização, interatividade) para intensificar a disseminação das informações de combate ao mosquito.

O público inicial do aplicativo será o estudante do ensino médio, que segundo a pesquisa TIC Kids Online, acessa a Internet principalmente por meio de smartphones e conecta-se à rede ao menos uma vez por dia, permanecendo duas ou mais horas online, realizando principalmente atividades de comunicação (redes sociais, mensagens instantâneas) e busca (pesquisas e trabalhos escolares). A estratégia do aplicativo #AedesZero é aproveitar a presença frequente dos adolescentes na Internet, utilizando seus smartphones como ferramentas para transformá-los em agentes multiplicadores das informações de combate ao mosquito entre os seus familiares, vizinhos e pessoas próximas. Nas futuras versões, o aplicativo incorporará gradualmente conteúdos direcionados aos estudantes da educação infantil, ensino fundamental e superior.

Download

Em desenvolvimento. Lançamento previsto para 05 de abril de 2016.