Cidades - Centro Itinerante de Design e Ativismo para o Desenvolvimento Econômico e Social

De Loop-Ufes
Ir para: navegação, pesquisa
Organograma Cidades.png

O Centro Itinerante de Design e Ativismo para o Desenvolvimento Econômico e Social – Cidades, consiste na ampliação das atividades extensionistas iniciadas em 2014 pelo Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais (Loop) da Ufes, e na implantação de um centro público destinado à promoção, difusão e fortalecimento da atividade de Design no Espírito Santo.

O Programa de Extensão foi elaborado visando intensificar a atuação dos estudantes e professores do Curso de Design da Ufes em projetos extensionistas que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo. Concomitantemente, o programa pretende aprimorar e qualificar a infraestrutura física e de recursos humanos do Curso, almejando a melhoria geral na qualidade do ensino e da pesquisa, e impactando positivamente a motivação dos corpos discente, docente e técnico. O Centro terá como força-motriz a cultura empreendedora, oferecendo formação interdisciplinar e atividades específicas para que o estudante de Design da Ufes reflita criticamente acerca do papel social do designer e empreenda em seus próprios projetos com o apoio, infraestrutura e orientação necessárias.

O conceito do Programa e seu modelo de gestão resultam do projeto de pesquisa Mapa da Inovação Intensiva em Design (PRPPG n°6494/2015), iniciado durante a licença capacitação do Prof. Hugo Cristo Sant’Anna entre agosto e outubro de 2015 (portaria Progep nº 550 de 18 de junho de 2015).

A partir de 2017, o Programa atualizou seus objetivos e estratégias de ação e foi renomeado para Cidades - Centro Itinerante de Design e Ativismo para o Desenvolvimento da Economia Solidária.

Eixos de atuação (2016-2017)

  • Cidades do Futuro: Oferecemos um curso extensão para a formação de designers empreendedores, em parceria com as principais empresas de Design do Espírito Santo. O curso conta com uma infraestutura de incubação de novos projetos, produtos e serviços.
  • Cidades Colaborativas: Gerenciamos uma infraestrutura de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Design da Ufes, composta por

espaço compartilhado de trabalho (coworking), laboratório de prototipagem (makerspace) e biblioteca de referência.

  • Serviço Itinerante de Transferência e Difusão do Design: Realizamos orientações gratuitas a empreendedores em diversas áreas do Design em todo o Espírito Santo, com encaminhamento para atendimento por estudantes, profissionais ou empresas especializadas.
  • Eventos de difusão: Organizamos palestras, mostras e exposições itinerantes com o intuito de disseminar e fortalecer o Design na comunidade capixaba.

Editais

Informações

Parceiros

Parceiros Cidades 2016 2017.png