Resumo

A segunda fase do projeto de extensão Imersão em Design na Agroindústria teve como objetivo apoiar empreendimentos da agroindústria familiar e artesanato capixabas, contribuindo para o desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que aproxima os alunos do Curso de Design da prática profissional.

Essa fase do projeto teve como objetivo investigar elementos da cultura visual dos municípios atendidos, visando projetar uma linguagem gráfica que ajude os produtores e artesãos das regiões a construírem a identidade dos seus próprios produtos, pesquisar, em parceria com os produtores e artesãos participantes do projeto, materiais, meios e técnicas de produção gráfica ambientalmente sustentáveis e financeiramente acessíveis, permitindo a elaboração de processos eficientes e eficazes para identificação, embalagem, transporte, exposição e venda dos produtos, que possam ser administrados pelos próprios produtores, construir valor de marca para produção regional por meio da sistematização da identidade visual, do desenvolvimento de uma linha de embalagens que respeite as normas e legislação aplicáveis, e de estratégias nos pontos de venda que contribuam para a identificação e reconhecimento da produção agroindustrial e artesanal dos municípios atendidos, fomentar a autonomia dos produtores locais e artesãos por meio de práticas inovadoras de Design, fortalecendo suas competências e habilidades de resolução de problemas no âmbito da agroindústria e do artesanato e ampliar a área de atuação para os municípios de Barra de São Francisco, Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Teresa, Itarana e Viana.

Resultados

V Jornada de Extensão e Cultura da Ufes

O projeto Imersão em Design participou da V Jornada de Extensão e Cultura da Ufes (25/10/2017) no stand do Loop. O espaço apresentou e comercializou produtos de agroindústrias familiares atendidos pela Imersão, permitindo aos visitantes da Jornada conhecerem as identidades, embalagens e produtos.

Construção das identidades visuais das Agroindústrias familiares de Santa Teresa (ES)

Encontros realizados no  Loop/UFES (Cemuni VI – Centro de Artes) no mês de novembro de 2017. Nesses encontros entre extensionistas e os empreendedores de Santa Teresa, a equipe da UFES discutiu as preferências visuais, os valores familiares associados aos empreendimentos e as necessidades específicas dos produtos agroindustriais comercializados. (FOTOS)

Equipe

Publicações relacionadas

SANT’ANNA, H. C.; OLIVEIRA, T. A. C. DE; ALVES, J. C. R. Imersão em Design – Novos Desafios. Revista Guará, v. 2, n. 7, p. 8, 23 nov. 2017. PDF