Resumo

O Projeto de Pesquisa “CuidarTech Neo” foi realizado através da parceria das equipes do Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais (LOOP) e do Laboratório de Tecnologias de Enfermagem e Saúde (CuidarTech), ambos da UFES. Teve como objetivo desenvolver e validar o aplicativo CuidarTech Neo Processo de Enfermagem, ferramenta para auxiliar o trabalho na UTI neonatal.

O aplicativo disponibiliza aos enfermeiros um instrumento informatizado que contém o histórico do paciente, diagnósticos e intervenções, organizadas pelo NHB e seguindo a taxonomia da Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem.

A equipe do Loop utilizou o método do Design Centrado no Usuário, realizado em quatro etapas, de acordo com a norma ABNT ISO/TR 16982: 1) definição de requisitos e elaboração de mapa conceitual da aplicação; 2) geração de alternativas de implementação e prototipagem; 3) testes; e 4) implementação.

Os protótipos foram criados utilizando o software Apache Cordova, organizados em ciclos de design iterativos, visando a adoção de tecnologias livres e abertas sempre que possível.

A equipe do LOOP utilizou as seguintes heurísticas para garantir o padrão de usabilidade: 1) visibilidade do sistema; 2) correspondência entre o sistema e o mundo real; 3) controle e liberdade do usuário; 4) consistência e padronização; 5) reconhecimento em vez de memorização; 6) flexibilidade e eficiência de uso; 7) design estético e minimalista; 8) prevenção de erros; 9) ajuda os usuários a reconhecer, diagnosticar e se recuperar de erros; 10) ajuda e documentação; 11) interação do pequeno homem / dispositivo; 12) interação física e ergonomia e 13) legibilidade e layout.

Equipe

  • Rodrigo Bins
  • Fabrício Broedel
  • Hugo Cristo Sant’Anna (orientador)
  • Cândida Primo (CuidarTech)
  • Eliane Lima (CuidarTech)
  • Mirian Fioresi (CuidarTech)
  • Jhonathan Araujo (CuidarTech) 

Resultados

Publicações acadêmicas

Araujo JL, Sant’Anna HC, Lima EFA, Fioresi M, Nascimento LCN, Primo CC. Mobile app for nursing process in a neonatal intensive care unit. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2019; 28: e20180210 PDF