Quem somos

O Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais (Loop), fundado em 2014, é um laboratório integrado de ensino, pesquisa e extensão situado no Departamento de Desenho Industrial (DDI) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Articulamos DesignPsicologia e Computação no desenvolvimento de projetos interdisciplinares em parceria com agroindústrias, artesãos, empresas, grupos produtivos, organizações profissionais e poder público.

O Loop consiste na terceira geração das experiências iniciadas pelo Núcleo de Interfaces Computacionais (NIC, 2009-2012) e Laboratório de Psicologia da Computação (LabPC, 2012-2013).

Fomos responsáveis por projetos como o Centro Itinerante de Design e Ativismo para o Desenvolvimento Econômico e Social (Cidades, 2016), primeira iniciativa de incubação em design do ES; e pela Imersão em Design (2014-presente), que apoia agroindústrias familiares, artesãos e pequenos empreendimentos capixabas. Somos responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção de ferramentas como o Fred2 e openEvoc.

Desde a fundação do laboratório, mais de 30 estudantes da Ufes participaram de atividades em diversos municípios do Espírito Santo.

Equipe (2021)

Como ingressar

Os integrantes do Loop são graduandos dos cursos de Design, Psicologia e Engenharia da Computação, e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufes. Configurações anteriores do laboratório contaram com discentes dos cursos de graduação em Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo e Física. 

O tempo médio de permanência de bolsistas e voluntários no laboratório é de três (3) anos, com múltiplos casos de ingresso no 1º período do curso. 

Contamos com a colaboração valiosa de egressos graduados, que retornam ao Loop como jovens pesquisadores visitantes durante seus cursos de pós-graduação, ou para participar das pesquisas em andamento.

Envie sua mensagem se deseja fazer parte do Loop. 

Egressos

A primeira equipe do Loop foi formada por integrantes da empresa júnior do Curso de Design da Ufes – Phocus Design, que atuou no projeto Imersão em Design nos anos 2014 a 2016. Esta equipe foi ampliada com o ingresso dos gestores do Cidades em 2016 e bolsistas do projeto de Ensino PROPG.

2021

Mayara Viana.

2019

Andrew Passaretti, Lorena Vargas e Rodrigo Bins Gomes.

2018

Rhamilly Queiroz Lima.

2017

Fabrício Broedel Silva Nunes, Julio César Reis Alves, Rafael Magalhães e Tarsila Aragão Costa de Oliveira.

2016

Alana Moura Siquara, Ana Clara Balarini, Antônio Victor Simões Anselmo, Fabiana Firme da Silva, Giordana Dutra do Souto Gatti, Henrique Florêncio Lobo, Inglid Teixeira, Isabela Zucarato, Jennifer Duarte, Mayara Toraz Maia Monica Vargas, Nina Roberta Ferrari, Scarlet Nívea Figueiredo e Vanessa Dalapícola.

2015

Dayana Seschini Nascimento, Laíssa Gasperazzo, Lorraine Matos e Lucas Pereira de Oliveira.

Coordenação

Prof. Dr. Hugo Cristo Sant’Anna – hugo.santanna@ufes.br

Colaboradores (2019+)

Bruno Babilon Julio César Reis Alves