Resumo

Os Sistemas Personalizados de Instrução (Personalized Systems of Instruction – PSI), propostos por analistas do comportamento nos anos 1960, arranjam contingências de reforço para que o aluno possa dominar conteúdos e progredir em qualquer disciplina conforme suas habilidades, ritmo e disponibilidade de tempo para o estudo. Esses sistemas repensaram a função de exposições e demonstrações no processo de ensino, deram ênfase ao papel ativo da leitura e escrita na aprendizagem, e sugeriram novas atuações para professores e tutores na interação com os alunos.

Desde as primeiras versões dos PSIs, diversas tecnologias foram empregadas na programação de contingências, incluindo máquinas de ensinar, materiais didáticos impressos autoinstrutivos e programas de computador. Apesar de terem sido propostos há mais de meio século, os avanços tecnológicos das últimas três décadas têm favorecido a realização de estudos que apliquem os PSIs, principalmente em plataformas online de ensino a distância.

Com início em 2018, o Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais (Loop) da Ufes desenvolve o sistema personalizado de instrução Fred, tendo realizado testes no ensino presencial e em cursos livres. O sistema é composto pelo método de ensino e tutoria, estratégias de design instrucional e versões online (web) e offline (impressa) para a oferta de cursos.

A adoção do ensino remoto emergencial, em função da pandemia de Covid-19 em 2020, explicitou a necessidade de estudos que avaliem tecnologias educacionais e produzam evidências de sua eficácia e eficiência. Este projeto de pesquisa tem como objetivo acompanhar e avaliar o desempenho do sistema personalizado de instrução Fred versão 2 (Fred2), desenvolvido com base nas experiências anteriores e tendo o ensino remoto como contexto de aplicação.

Projetos relacionados

Subprojetos de pesquisa

Em desenvolvimento.

Resultados

A plataforma Fred2 foi utilizado em experiências piloto do curso de Design nos semestres letivos 2020/1 e 2020/2. Até o momento, cerca de 120 estudantes cursaram disciplinas baseadas no método PSI e plataforma Fred.