Resumo

A Prodest (Instituto De Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo)  em parceria com o LOOP – Ufes (Laboratório observatório de Ontologias Projetuais), desenvolveu três projetos entre os anos de 2019 e 2020, que visavam a melhoria do acesso à plataformas governamentais pela população capixaba e melhoria do sistema administrativo das mesmas.

Aplicativo ES na palma da mão

Neste projeto foi feita uma analise de usabilidade do aplicativo. Foram testadas as funções principais e verificado onde poderiam melhorar de acordo com as heurísticas de Nielsen.

Equipe

Resultados

Pesquisa sobre chatbots

Com o intuito de orientar e elucidar os melhores caminhos para implementação de uma interface conversacional, foi feita uma pesquisa sobre os protocolos de conversação e foram analisadas e comparadas 12 implementações de chatbots, em sites de companhias aéreas, comércio eletrônico, hotéis, governo eletrônico (e-gov) e consultorias de chatbots, a fim de identificar quais protocolos foram utilizados, a eficácia deles na interação com o usuário e questões de usabilidade das interfaces.

Equipe

Resultados

Acesso Cidadão

O sistema Acesso Cidadão tem o objetivo de promover a autenticação do cidadão junto às ferramentas e serviços públicos digitais, facilitando o relacionamento das pessoas com o Governo do Estado e abrindo caminho para a adoção de uma identidade digital única para os cidadãos capixabas. A iniciativa promove a desburocratização e integração de sistemas, diminui a possibilidade de fraudes e padroniza o acesso às bases de dados públicas, além de permitir o acompanhamento da utilização dos serviços digitais geridos pela Administração Estadual. Com mais de 550 mil usuários cadastrados o objetivo é que em pouco tempo toda comunicação online do cidadão com o Governo do Estado passe pela utilização do Acesso Cidadão.

O redesign do portal do Acesso Cidadão foi um projeto dividido em duas partes, a primeira consistiu na avaliação e melhoria da interface do Acesso cidadão, cadastro único para utilizar os serviços ou participar de programas do estado do Espírito Santo, a segunda parte foi a reestruturação da parte administrativa do site.
Foram realizadas inicialmente avaliações com base nas heurísticas de Nielsen e teste com usuário. A partir de então foram identificados os principais problemas e realizados testes de layout que tinham como objetivo melhorar os fluxos existentes utilizando as tecnologias já utilizadas pela Prodest. O protótipo foi construído em HTML e CSS usando o framework Bootstrap. A proposta de redesign foi concluída e começou a ser desenvolvido, porém o projeto ainda não foi ao ar. A mudança mais significativa foi no fluxo de cadastro dos usuários que apresentava vários problemas.
Para a parte administrativa, o processo foi similar ao anterior, porém contou com entrevistas com os usuários e com o desenvolvedor do sistema para entender como e quais intervenções poderiam otimizar o processo.
Além disso, para ambos os sistemas, foi disponibilizado um design system para que o novo padrão fosse seguido futuramente.

Equipe

Resultados

Financiamento

As bolsas das estudantes foram financiadas com recursos do Prêmio INOVES – Ciclo 2018, recebido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo – Prodest.