Marck Al

Palestra: “Dados, Arte e Cidades – A arte como fio condutor das transformações das cidades“, com o Prof. Marck Al (UFG).

Resumo

A vida nas cidades contemporâneas é marcada por uma constante: a produção e utilização de dados digitais. Cada vez mais, nossas cidades, estão cheias de sensores e sistemas digitais para auxiliar seus gestores no que ficou popularmente conhecido como Cidades Inteligentes (Smart Cities). Geralmente, essas soluções são acompanhadas de uma narrativa que as considera puramente técnicas e objetivas por serem baseadas em dados. No entanto, a confiança cega nos dados, nos sistemas automatizados e modelos objetivos de análise podem ter consequências inesperadas ou mesmo atuar de maneira oposta ao planejado. A arte, e sua interface com o design e a arquitetura, sempre foi um sensor extremamente preciso para identificar e refletir sobre mudanças sociais e técnicas. Tomamos essa premissa como o fio condutor para mostrar como a arte nos ajuda a compreender criticamente a complexa relação entre tecnologias digitais e espaços urbanos.

Sobre o palestrante

Marck Al (@marckal) é Designer, Artista e Professor. Foi diretor criativo do estúdio de design Nitrocorpz entre 1998—2014; Mestre em cultura visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG; Doutorando em Arte e Tecnologia pela UnB. Atualmente é professor adjunto no curso de Publicidade e Propaganda na Faculdade de Informação e Comunicação da UFG e pesquisador do Media Lab BR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.