Resumo

O Centro Itinerante de Design e Ativismo para o Desenvolvimento Econômico e Social – Cidades consistiu na ampliação das atividades iniciadas no projeto de extensão Imersão em Design, iniciado em 2014.

O conceito do Programa e seu modelo de gestão resultam do projeto de pesquisa Mapa da Inovação Intensiva em Design (PRPPG n°6494/2015), iniciado durante a licença capacitação do Prof. Hugo Cristo Sant’Anna entre agosto e outubro de 2015 (portaria Progep nº 550 de 18 de junho de 2015).

De março de 2016 a março de 2017, o Cidades operou por meio de quatro subprojetos de extensão, combinando iniciativas exitosas realizadas no âmbito do Curso de Design a experiências observadas em outras instituições federais de ensino superior durante a pesquisa Mapa da Inovação Intensiva em Design. Cada subprojeto de extensão estava alinhado aos objetivos gerais do Programa, porém com ações em áreas específicas.

Equipe gestora

  • Ana Clara Balarini 
  • Antonio Victor Simões Anselmo
  • Fabiana Firme da Silva
  • Henrique Florêncio Lobo
  • Nina Roberta Ferrari
  • Hugo Cristo Sant’Anna (orientador)
  • Ana Claudia Berwanger (orientadora)

Materiais

Eixos de atuação

Cidades do Futuro

Oferecemos um curso extensão para a formação de designers empreendedores, em parceria com as principais empresas de Design do Espírito Santo. O curso contou com uma infraestutura de incubação de novos projetos, produtos e serviços.

Três novos negócios foram selecionados pelo Edital Cidades do Futuro 2016-2017: Alado Estúdio, La Cuca e Moinho Design.

Cidades Colaborativas

Gerenciamos uma infraestrutura de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Design da Ufes, composta por espaço compartilhado de trabalho (coworking), laboratório de prototipagem (makerspace) e biblioteca de referência.

Serviço Itinerante de Transferência e Difusão do Design

Realizamos orientações gratuitas a empreendedores em diversas áreas do Design em todo o Espírito Santo, com encaminhamento para atendimento por estudantes, profissionais ou empresas especializadas.

Eventos de difusão

Organizamos palestras, mostras e exposições itinerantes com o intuito de disseminar e fortalecer o Design na comunidade capixaba: Dia D, Design 360º e Design de Moda Weekend.

Galeria

Parceiros 

Parceiros Cidades 2016-2017

Publicações relacionadas

Sant’Anna, Hugo Cristo. Oliveira, Tarsila Aragão Costa. Nunes, Fabrício Broedel Silva… Avaliação de Ação Extensionista de Apoio a Micro e Pequenos Negócios. Revista Guará, 11(1). PDF