Resumo

A área de Design Computacional investiga meios e técnicas de projeto baseadas em princípios e práticas da Ciência da Computação, substituindo parcial ou integralmente as atividades tipicamente realizadas por seres humanos enquanto projetam. Pesquisas nesta temática elaboram procedimentos computacionais capazes de projetar com ao menos três graus de autonomia:

  1. Automação de tarefas repetitivas, tais como o tratamento e edição de material audiovisual em lotes;
  2. Apoio à tomada de decisão, sugerindo formas, cores, fontes, composições ou layouts completos; e
  3. Independência completa dos algoritmos na geração de soluções de projeto, considerando restrições e entradas fornecidas pelo usuário.

Este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver tecnologias que explorem possibilidades criativas nos três graus de autonomia mencionados, visando apoiar o usuário leigo, sem formação específica em design, na construção de projetos para mídias impressas, digitais e interativas. A pesquisa explorará métodos e técnicas de desenvolvimento de software e interação humano-computador para projetar e avaliar tecnologias com distintos perfis de usuários.

A difusão dos resultados das pesquisas será feita tanto por meio da distribuição gratuita das tecnologias desenvolvidas, quanto pela oferta de cursos de formação e eventos de divulgação para a comunidade em geral.

Subprojetos de pesquisa

Nathallya da Silva Klein Stein (2020/2021): Efeitos de Tecnologias Sociais na solução de problemas de Design em Empreendimentos Populares.

Resultados

Em breve.

Publicações relacionadas

Sant’Anna, Hugo Cristo. Revisão crítica das aplicações de Aprendizado de Máquina no Design Visual: bases teóricas, desempenho dos modelos e novos paradigmas de projeto. Anais do SIIMI/2019 VI Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. Buenos Aires, 2019. PDF