Resumo

Empreendimentos populares, atendidos e acompanhados pelo Serviço de Inclusão Produtiva (SIP) da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), baseiam-se em trabalhos feitos por conta própria, normalmente no ambiente familiar, e cuja renda em geral está abaixo dos trabalhadores assalariados. Este subprojeto teve como objetivo investigar os usos de tecnologias por empreendimentos populares na resolução criativa de problemas de Design.

A pesquisa foi realizada em três etapas: 1) pesquisa de iniciativas da academia e mercado para a difusão de Design para empresas de diversos portes; 2) acompanhamento de quatro (04) empreendimentos selecionados pelo SIP, buscando compreender seus usos de tecnologias, demandas e soluções de Design; 3) análise da adequação dos materiais de difusão para os empreendimentos entrevistados.

Os resultados indicaram que os materiais apresentam conteúdos distantes da realidade dos empreendimentos populares entrevistados. Estes necessitam de informações básicas sobre design gráfico (p.ex. divulgação de produtos e serviços, comunicação por mídias sociais com clientes), enquanto os materiais abordam o Design como fonte de desenvolvimento, diferenciação e crescimento de mercado para empresas de maior porte. Partindo da lacuna observada, foi elaborado um tutorial em vídeo para ajudar empreendimentos populares a criarem seus próprios materiais gráficos usando tecnologias do seu cotidiano – smartphones, aplicativos e mídias sociais. 

Palavras-chave: Design. Tecnologia Social. Empreendimentos Populares. Inclusão Produtiva. Prefeitura de Vitória. 

Equipe

Resultados

Veja também