Resumo

O Projeto de Apoio à Elaboração e Acompanhamento Permanente de Projetos de Graduação do Curso de Design (PROPG-Design) foi um projeto de ensino elaborado com o intuito os reduzir os altos índices de retenção gerados pelas disciplinas de Projeto de Graduação I e Projeto de Graduação II do Curso de Desenho Industrial da UFES.

O PROPG-Design,  propôs um conjunto de atividades de ensino presenciais e a distância para apoiar o percurso do estudante antes da matrícula nas disciplinas e durante o desenvolvimento do PG. No período anterior à matrícula de PG I, a equipe do PROPG-Design criou oportunidades e espaços para que os estudantes discutissem e escolhessem seus temas de projeto de forma esclarecida; auxiliou na elaboração do pré-projeto por meio de oficinas de metodologia científica; promoveu a aproximação com os potenciais orientadores; promoveu e auxiliou os estudantes na organização dos seus horários individuais de forma a viabilizar a realização do PG na periodização correta. Ao longo das disciplinas e PG I e PG II, a equipe do PROPG-Design disponibilizou tutoriais em vídeo e referências em repositório online de livre acesso aos estudantes; e criou horários e espaços permanentes de monitoria de PG I e PG II, visando incentivar os avanços semanais dos projetos e manter os estudantes motivados.

Resultados

Conforme dados fornecidos pelo Sistema de Informação para o Ensino (SIE), entre os anos de 2006 e 2015 nenhuma turma de PG I atingiu a aprovação de todos os alunos matriculados. A média de aprovação do período citado foi de 68% e, no único ano no qual a aprovação superou os 90%, houve apenas 32 alunos matriculados dos 60 esperados (30 por semestre). Já em PG II, a média de aprovações nesses dez anos foi de apenas 44%, sendo que o melhor resultado foi em 2007, com 62,3% aprovados (45 em 72 matriculados). Os anos de 2012 e 2013 representaram os pontos mais críticos da série no que tange à retenção: mais do que o dobro do quantitativo anual de vagas foi ofertado (demanda de 60 vagas segundo a periodização ideal e 131 matriculados) e menos da metade dos estudantes matriculados foram aprovados (46,6% em 2012; 32,1% em 2013).

A análise dos resultados parciais (primeiros 12 meses) do PROPG -Design sugerem que o acompanhamento dos estudantes foi o ponto mais exitoso do projeto. Os encontros e oficinas proporcionaram momentos de trocas de experiências e discussões sobre as ideias de projetos a serem iniciados ou em andamento.

Dos 22 participantes da primeira etapa do projeto em 2017/1, 19 submeteram propostas. Nem todos os participantes de 2017/2 submeteram propostas em 2018/1, porém orientações realizadas pelo projeto fora da disciplina mantiveram o número de 19 submissões. O acompanhamento das aprovações de PG I em 2017/1 e 2017/2 sugere que a maioria dos estudantes foi beneficiada pelas mudanças realizadas pelo Departamento de Desenho Industrial em 2016, flexibilizando e simplificando a estrutura do projeto de qualificação. Mesmo com a permanência do número alto de estudantes retidos sem cursar a disciplina, a maioria daqueles que se matricularam foram aprovados.

Quanto a Projeto de Graduação II, a participação intensiva dos estudantes nas oficinas contribui para sustentar a tese de que o corpo discente é carente de espaços para discussão de habilidades e competências mais gerais envolvidas na elaboração dos projetos: uso de normas, estruturação dos projetos, pesquisa bibliográfica, leitura de textos acadêmicos e assim por diante. A retenção em PG II apresentou melhoria sutil nas aprovações durante o primeiro ano do acompanhamento do PROPG-Design: 43% em 2017/1 para 58% em 2017/2.

A alta retenção nos Projetos de Graduação no Curso de Design promoveu discussões importantes sobre o papel daquelas disciplinas na formação do estudante. Apesar das consequências administrativas danosas, a retenção tem origem na estrutura pedagógica do Curso, de maneira que as discussões acerca do novo projeto pedagógico do Curso de Design, a ser implantado em 2019/1, chegou a outras propostas de integralização curricular. Por fim, o Núcleo Docente Estruturante propôs a remoção de Projeto de Graduação do nova grade. Com a migração dos estudantes, se esperava eliminar a retenção dos finalistas nas duas disciplinas, além de criar oportunidades ao longo de todo o Curso para o desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas à pesquisa, leitura e produção de textos acadêmicos. A equipe proponente do PROPG-Design optou por não participar da segunda edição do edital dos Projetos de Ensino, no final de 2017, porém, para os estudantes envolvidos no projeto, a experiência foi positiva para o amadurecimento deles em relação às suas próprias habilidades de leitura e escrita de textos acadêmicos. A maior parte dos bolsistas envolvidos no projeto era finalista, sendo duplamente impactados e beneficiados pelas ações realizadas.

Equipe

    • Alana Siquara Moura
    • Ana Clara Silva Balarini
    • Inglid Teixeira Pereira
    • Mayara Toraz Maia
    • Vanessa Delapicola de Jesus
    • Andreia Chiari Lins (colaboradora)
    • Katia Broeto Miller (colaboradora)
    • Hugo Cristo Sant’Anna (coordenador)

Veja também: